sábado, 5 de março de 2011

Momento Nostalgia - caixa antiga

Xeretando na Tuia no sitio Catumbi encontrei essa caixa antiguinha de madeira
logo pensei hummm vou transforma-la em algo util... e decorativo...
mas notei alguns inscritos na madeira:
 meu Pai disse ser uma caixa antiga de Vacinas... para gado
 
 novamente xeretando encontrei na net curiosidades sobre essa caixa...
remeteram recordações de uma epoca que eles moraram em Lavinia SP
 foto abaixo (o grandãoooo da foto) é de meu avó Antonio e amigos
voltando as lembranças do meu Pai... dos causos contado pelo meu avó...
 comentou decada 30 e 40 foi exigido vacinar todo Gado com essa Vacina... devido a peste da Manqueira
  
algumas fotos do Gado que meu vo Antonio criou nessa epoca:
 não sei bem que raça é... mas me parece uma mistura de gado gir


ficamos algumas horas recordando alguns Bons momentos do passado da Famila,  da mudança de Lavinia para Guaraçai,  depois para o Bairro 50 de Mirandopolis...ate ficarem raiz no atual Sitio Catumbi, 
me recordo na infancia os ultimos pés de café sendo arrancado... cedendo lugar para pastagem....
do meu saudoso Vó indo arrumar cerca..."esticar" 
latinha de cera com alça era seu porta pregos de cerca...
 
 adivinhem o nome que deram para essa Vaca:
sim sim ela atende pelo nome Cristina rsrsrssr
"sinto o cheirinho da grama molhada toda vez que Chove aqui em São Paulo"
 olho pela janela do meu ape e me pergunto... 
...porque não estou lá pisando na grama molhada?

9 comentários:

Márcia Pierina disse...

Querida Ana, emocionante relato...fui parar nas histórias de minha família, imigrantes italianos. Tabém tem um pouco de sítio, de saudades, de lendas, de verdades...É a nossa origem, não é...temos de reverencia-la, respeitá-la.
Sabe, aqui em casa tem um baú que na verdade era uma mala de viagem, dá para acreditar, é de madeira maciça. Ela é só encaixe, não tem um prego...
Nossa, fui longeeee....
Obrigada pelos relatos.
Bjs minha querida e bom final de semana

Angela disse...

Great photos..thanks for sharing your photos and story.
Angela

Mi Fernandes disse...

Oi Ana!! Quanto tempo! Tudo bem?
Só vim aqui deixar um "oi" e dizer que acompanho sempre seu blog.. Adoro seus temas nostálgicos e vintage.. Vc consegue deixar todos com saudades de alguma coisa.. rs
Bjs e bom carnaval!!!:)

Márcia Pierina disse...

Com certeza vamos voltar a nos encontrar...e dentre em breve...fico feliz. Sabe o que está em cima do baú-mala? A caixa que ganhei de você. Só sai de lá de cima quando o meu afilhado vem em casa. Ele adora rasgar um papel.rsrsrsr.

bjs e

Asas à imaginação disse...

Uma velha caixa que para outros passariam até desapercebida para você é a ponta do fio que vem puxando uma fiada de rememorações deliciosas e comoventes.Em cada foto, em cada palavra sinto viva sua história...e como é bonito ver você preservá-la!!!
Meus antepassados do lado do meu avô materno ( família Presente, originalmente Pezente) e da minha avó paterna ( família Graziano) eram de origem italiana, até já fiz alguma pesquisa em sites de genealogia com algum resultado...já do lado de minha avó materna a família é bem "brasileira", Gomes de Oliveira;minha bisavó foi criada numa fazenda em Mogi-Mirim que hoje é uma Casa de Cultura Caipira;já meu avô paterno era carioca, de origem portuguesa...Moreira Couto, que é o sobrenome que levo.
Viu o que você faz...leva a gente pra longe...porque nas entrelinhas do que escrevi tem muita história...e elas ficam volteando em minha mente e em meu coração!
Sempre te agradeço por trazer à tona essas lembranças...adoro seus momentos de nostalgia.
Abraço
forte
Marlei

Iris Maria disse...

Post lindo!!!!Me emocionei.Bjssss.

Elisabeth Sarkis disse...

Ah...chamaram a vaquinha de Cristina hehehe...nossa até eu senti o cheiro da grama, que lugar gostoso, bom para repor energias,nada como sentir um ar puro e ver verde e animais, ahhhhh que delicia, aproveite bem sempre que for para lá, pois é privilégio para poucos!!!!Bjs

Christine Lourdes disse...

ai que fotos lindas , minha cara , rsrsrs , ja me vi ali , muda logo para o campo v aiiiiiiiiii, rsrsrsrs
ai vc me coida ta , rsrsrsrsr
olha amei essa caixa , temos isso em com um , o gosto por velharias , rsrsrsrsr
bjs

DENAS ARTES disse...

ola linda do senhor , DEUS ABENÇOE POR ESTAS LEMBRANÇAS, QUE ME FEZ LEMBRAR TAMBEM PARTE DE MINHA INFANCIA , QUE TEMPO MARAVILHOSO, EU TAMBEM ANA SOU UMA APAIXONADA PELAS OBRAS ANTIGAS , COISAS LINDAS , PURAS SIMPLES QUE HOJE BUSCAMOS DE VOLTA NAO E MESMO PARABENS PELA POSTAGEM TAO LINDA DEUS ABENÇOE ,, FIQUE COM DEUS .