sexta-feira, 26 de julho de 2013

Antiga boneca de Pano negra Baiana

Bonecas de pano negras vem de tradição Século XIX em que escravas não podiam dar bonecas de porcelanas importadas para suas filhas,  as mães escravas confeccionavam as bonecas negras de pano como fonte de diversão, feitas com turbantes, roupas tipicas:
Bonecas negras de pano tinham traço características  da mulata confeccionada em tecido de algodão marrom de quadril largo e cocha grossa
detalhe as unhas eram de escama de peixe:





conheça  outra antiga boneca Mulata em tecido de feltro clicando AQUI:

Boneca Negra Baiana fotos acima pertence ao meu acervo,  mas para quem gosta de apreciar detalhes de perto sugiro uma visita a Exposição Bonecas e Brinquedos antigos Sesc Pompeia que ficará em exposição até Fevereiro 2014, sendo possível apreciar algumas bonecas antigas de pano do  Acervo Sesc de Arte Brasileira Instituto Lina Bo e Pietro M. Bardi (SP):





4 comentários:

Maria Rita passamai disse...

Oi Ana,parabéns pelo blog lindo e pelo belo trabalho que faz.Espero poder ver sua exposição em SP.
Abraço Carinhoso
Maria Rita Passamai

Rosineia disse...

Oie é uma alegria enorme em vim aqui te ver ,tenho uma tia que já produziu muito dessas bonecas e vendia na igreja do Bonfim,bom matar saudades aqui com você,beijinss tenha um ótimo fim de semana!

Dona GAM (GAM Dolls - 2) disse...

QUE BACANAS ESTAS BONECAS, COLEGA ANA!
BONECAS DE PANO SÃO MUITO ESPECIAIS. HÁ MUITO TEMPO ENCANTAM MENINOS E MENINAS DE TODO O PLANETA. QUE POSTAGEM LEGAL! :)
VENHA VISITAR-ME EM "GAM DOLLS (2)", COLEGA! TEM VÁRIAS FOFURAS NOVAS EM MEU CANTINHO. SERÁ MUITO BACANA RECEBER TUA VISITINHA!
TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA.
ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

Guidão disse...

Amei muito legal