quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Boneca Xodó ou Boneca Meu Sonho?

Duas Bonecas que causam duvidas
é uma Boneca Xodó ou uma Boneca Meu Sonho?
ei você é uma Boneca Xodó ou uma Boneca Meu Sonho?
 temos mesma altura de 75cm:
pergunta frequente que recebo por e-mail,
boneca é  Xodó ou Meu Sonho?
O que diferencia  a Boneca Xodó e Boneca Meu Sonho?
Boneca Meu Sonho tem mecanismo de andar nas pernas:

Vamos aos catálogos da Boneca Xodó e Meu Sonho:


1964
Busquei algumas imagens na internet como referência
Boneca Xodó 1964:
imagem cedida Fonte internet

Boneca Xodó 1965:
imagem catálogo Estrela Boneca Xodó 1965:
imagem catálogo Estrela Boneca Xodó 1966:
imagem catálogo Estrela Boneca Xodó 1967:

 68




pergunta frequente que recebo por e-mail, Xodó ou Meu Sonho?
 sempre comento que  não detenho de tanto conhecimento para diferencia-las, quando preciso descobrir quem é quem de tipos de bonecas recorro a amigos colecionadores e depois vou a busca de imagens  de  Catálogos da Estrela com Jane da loja Collecting Toys

EDITANTO
SOBRE a Boneca LINDA  click AQUI

8 comentários:

JANE SCUTO disse...

Ameiiiiui

sheila e fram disse...

Nossa Adorei..Obrigado Ana pelas informações. Contínuo procurando minha Xodó 1965..Abraços 💚💛💗

Anônimo disse...

A grande diferença entre as duas não é o mecanismo das pernas, mas o material em si, a cabeça de ambas é igual, mas só, o corpo da Meu Sonho é feito do mesmo material do corpo da Chiquita Bacana, é tipo um baquelite pintado que com o passar do tempo deforma e tem cheiro de vinagre! Achar uma Meu Sonho inteira hoje é praticamente impossível devido a isso, as poucas que já vi até hoje com o corpo original estão muito deformadas, já vi uma que uma perna encolheu e a outra estava quase normal, outras com o braço dobrado e trincado, é uma pena, já a Xodó tem a cabeça e braços de vi-vinil, corpo e pernas de plástico inquebrável, e também tem mecanismo de andar, mas um pouco diferente, mais no estilo do mecanismo da Amiguinha!

Ana Cristina Caldatto disse...

Olá "Anonimo" agradecemos sua gentil cooperação
não fiz citação de material pois colecionadores a maioria já detem este conhecimento e para o publico que me pergunta por e-mail precisei fazer um rapido resumo " do corpo" que diferencia no andar com mecanismo
Infelizmente não detenho de todos catalogos para fazer este comparação dos materiais como cita, nem toda geração entre elas :(
mas coloquei todos catalogos que consegui e neles existe a citação do material do fabricante para o mais atentos em lerem detalhes

para quem tem habito de ler os comentarios ira deparar com sua cooperação :)

(vou adicionando informações e catálogos conforme vou conseguindo, revisando com as cooperações)
abraços

Camila de Almeida Maranhão Dias disse...

Olá Ana, tudo bem? Estou procurando a boneca "Meu Sonho" para presentar minha mãe, pois quando ela era criança, realmente essa boneca era o sonho dela e infelizmente, não ganhou dos pais. Ela já é idosa e seria ótimo encontrar a "Meu Sonho". Se vc tiver alguma ideia de onde posso achá-la ou de alguém que queira vendê-la, seria eternamente grata. Abs., Camila

Ana Cristina Caldatto disse...

Camila vc não deixou contato
Favor envie por e-mail ana anacaldatto@yahoo.com.br

Unknown disse...

Eu tinha uma boneca Xodó, ganhei em 1967, quando fiz 5 anos, lembro como se fosse hj o dia, aí que saudade,

Unknown disse...

Olá !!
Tive uma boneca Meu Sonho, e posso te garantir que somente a cabeça era de vinil; os braços eram do mesmo material do corpo, tanto é que quebrei um dedo. E a boneca não vinha sem vestimenta. Ganhei a boneca de minha vó que na época morava em Curitiba e eu em Santa Catarina. Quando a boneca chegou pelo correio, fiquei maravilhada e já fui dar uma volta do quarteirão para mostrar a vizinhança....rsrsrsrsrrs na época tinha 7 anos, portanto esta boneca data de 57/58.Eu já conhecia a boneca,porque no ano anterior fui a Curitiba e minha vó me levou na loja e ela estava na vitrine.Com o tempo ela derreteu mesmo. Ainda fiquei com a cabeça durante algum tempo, mas depois me desfiz.
Grata !!
Evânia