terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Boneca Meu Sonho x Boneca Xodo - Anos 50 e 60

Diferença entre as Bonecas Meu Sonho e Boneca Xodó da Estrela,  
ambas com seus 75cm:
Existe um questionamento muito grande
 quem é a Boneca Meu Sonho e quem é a boneca Xodó da Estrela
elas poucos se diferenciam,  tem a mesma altura de 75cm, mesmo formato do rostinho em vi-vinil
movimentandoos braços a boneca anda "passinhos"
fecha os olhos (dormir) com som o deita-la:


podemos notar a diferença de corpo nos dois modelos que temos para apresentar de imagens de catálogos:

as primeiras bonecas Meu Sonho  fabricadas nos anos 50 tinham choro frontal, cabeça e braços de v-vinil  e o  corpo e pernas de  material que não resistiu ao tempo, motivo que hoje raramente encontra-se uma boneca Meu Sonho anos 50 inteira no mercado ou acervos: 
imagem cedida por Jane Scuto - collecting Toys
 corpo das primeiras bonecas Meu Sonho anos 50 "derretem" com ação do tempo:
~

Epidemia ameaças bonecas antigas 
Assunto do corpo derreter ou olhos da boneca derretendo chegou a sair em jornais década de 70 devido problema do processo do material acetado de celulose 


cabelos com tom azul:


Imagem catalogo da Estrela da Boneca Meu Sonho 1959:

Boneca Meu Sonho 1961:

 Boneca Meu Sonho 1963:
Curiosidade
Bonecas Meu Sonho ou Xodo vinham nuas para que mães ou as crianças criassem as roupas,
 moldes vinham em revista da época como este do anuncio da editora Abril :

 Bonecas Xodo:

Boneca Xodó da Estrela 1964:

imagem internet


Boneca Xodo da Estrela de  1965 - 66:









Boneca Nova Xodó
 propaganda da revista Burda Alemã de 1969:

(não possuo todas informações e nem todas imagens de catálogos,
 vou postando conforme me chegam ao acervo,
sugiro que volte sempre em meus post para novas pesquisas)

Feliz aquele que sabe apreciar e compartilhar o que aprende!

2 comentários:

Katarzyna Zbieraczka Dziwaczka disse...

I love such dolls! :):):)

Unknown disse...

Maravilhoso !

Tenho minha boneca Xodó até hj.

Parabéns por seu trabalho e por seu imenso conhecimento e bom gosto.