domingo, 6 de março de 2022

Antiga Medalha Sanctus Longinus Martyr ou São Longino

 Há anos eu busquei por  informações sobre essa medalha que minha tataravó Tereza Giroto Durante  trouxe da Itália meados de 1890 / minha mãe relata que sua avó  Tereza católica cristã carregou ao corpo pela vida toda.

Recebi uma grande sugestão de  @rodrigojatavares dos detalhes cravado no antigo medalhão

…personagem se trata de um homem, trajando o uniforme do exército romano, 

na mão esquerda porta uma palma, quer dizer que é mártir, e apoia no mesmo braço, uma lança.

…por essas características posso deduzir que se trate de São Longino

O soldado que lanceou o coração de Jesus, na cruz, jorrando sangue e água. Nesta ocasião o soldado teve o rosto respingado e ficou curado de um problema de vista, além de se converter 

consegui identificar na segunda sequência de letras da frente da medalha, as seguintes letras : S. L. M.

Sanctus Longinus Martyr 

Em português: São Longino mártir

Ele foi um dos primeiros a reconhecer Nosso Senhor Jesus Cristo como Deus e Homem verdadeiro. A frase "Meu Senhor e meu Deus" é atribuída ao São Longino:

Agora o motivo dele segurar uma custódia com o santo Sacramento é porque ele era natural da cidade de Lanciano, onde aconteceu o célebre milagre eucarístico de Lanciano, quando a hóstia se transformou num pedaço de músculo cardíaco e o  vinho se tornou sangue coagulado. Inclusive estão atualmente  lá em frascos, há mais de 1000 anos.

Quem esculpiu a sua medalha juntou as duas devoções: 

Material parece ser tipo estanho 
Medalhão antigo São Longino tem seguintes inscrições      G.C.I.O.C.D.M      S.L.M.P.I.P.S.D

antique medal longinus martyr

Tanto que atrás da medalha eu suponho ser os 2 hostensorios, um contendo a hóstia se transformou em carne, e no outro o vinho que se transformou em sangue coagulado.  
Com as seguintes inscrições 
S.D.G.C.N.S    S.I.L.B.A.I.P

antique medal longinus martyr

 Cresci vendo e ouvindo relato da minha mãe sobre esse medalhão antigo e sempre busquei descobrir algo sobre essa fé que fez minha tataravó carrega lo a vida toda. 

Medalhão está em minhas mãos há uns 25 anos, que antes estava sob cuidados de minha mãe Iraci Artuzzi Caldatto que antes estava sob a guarda  de sua mãe Josephina Durante Artuzzi  ( minha avó ) 

Abaixo minha tataravó Tereza Giroto Durante e família 















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola, não consigo responder a todos por aqui no blog, deixe seu comentário, mas se possível envie para meu contato de e-mail caldattoana@gmail.com