Teve origem na Itália, onde apareceu pela primeira vez em 1974. Na década de 90, tornou-se um sucesso atingindo os mais diversos segmentos pelo mundo.
A Ferrero está presente no Brasil desde 1994, quando introduziu no mercado o Kinder Ovo. No início eram apenas 10 colaboradores, todos com um objetivo em comum: desenvolver e expandir a empresa.
Com a imensa receptividade brasileira, a empresa foi crescendo e agregando mais produtos a sua linha. Em 1995 vieram Ferrero Rocher, Tic TAC e Kinder Bueno.
Em julho de 1997 a Ferrero iniciou sua produção no Brasil, em Poços de Caldas, que atende o mercado interno e países como Alemanha, Argentina, Canadá, México, França, Itália, Equador, Rússia e Estados Unidos:
Coleções
De 1993/1994 até 2004: com letra Inicial “K” que representa a marca kinder+o final do ano que a peça foi lançada Ex: K94. Os números podem ser encontrados em relevo na peça e/ou na instrução que a acompanha. Durantes os anos de 1994 até 2004 eram lançados aproximadamente 130 peças anuais. Isso significa que neste período foram lançados 1430 brinquedos.
De 2005 até 2013: A Ferrero mudou a marcação e criou a sua própria marca ©MPG (Magia Grupo de Produção).
2005: MPG –C
2006: MPG –C+S
2007: MPG –2S
2008: MPG –TT
2009: MPG –NV
2010: MPG –DE
2011: MPG –UN
2012: MPG –DC
2013: MPG –TR
2014: A marca ©MPG (Magia Grupo de Produção) dá lugar à marca ©K (logotipo Kinder) em figurinhas.
2014: MPG-FT
2014-2015: MPG-FF
2015-2016: MPG-FS
2015-2017: MPG-SD
2017-2018: MPG-SE
A partir de 2013/2014 introduziu as “surpresas da internet”, que consiste em um código, fornecido ao lado da surpresa que vem nos ovinhos, para ser introduzido na página da marca, onde normalmente é aberto um mini jogo para crianças. Além disso, lançou novas versões, como por exemplo, o KINDER OVO MENINOS (cor azul), com divertidas surpresas desenhadas especialmente para eles; KINDER OVO MENINAS (cor rosa), com divertidas surpresas desenhadas especialmente para elas; e KINDER OVO NATOONS, com surpresas que estimulam o carinho pelos animais e o desenvolvimento afetivo das crianças. Produzido para ser vendido em países de clima frio, o chocolate não é comercializado nos meses de verão. Nesses meses KINDER OVO é substituído pelo KINDER JOY, um ovo de plástico, onde de um lado encontra-se o brinquedo, e do outro existe um delicioso creme à base de cacau, avelãs e leite com duas bolinhas crocantes. Existe ainda o KINDER CHRISTMAS, ovo de 150 gramas, em forma de bola, comercializado especialmente na época do Natal (EUROPA); e o KINDER OVO MAGIC (BRASIL), um ovo de páscoa com o delicioso chocolate Kinder e com surpresas de pelúcia.
O nome dos Ovinhos Kinder
KINDER SURPRISE EGGS (em países de língua inglesa);
KINDER ÜBERRASCHUNG (Alemanha);
KINDER MEGLEPETÉS (países do leste-europeu);
KINDER NIESPODZIANKA (Polônia);
KINDER OVO (Brasil);
KINDER SORPRESA (Itália, Espanha e países de língua espanhola);
KINDEROVERRASKELSE (Suécia e Noruega).
A marca no mundo
O KINDER OVO pode ser encontrado em mais de 60 países ao redor do mundo. Diariamente, são vendidos 5 milhões ovinhos no mundo, isto equivale a mais ou menos 2 bilhões de ovos por ano. A marca é uma das mais importantes e valiosas da empresa italiana Ferrero. Na Alemanha, maior mercado da marca, calcula-se que existam mais de 300 mil colecionadores, que freqüentam feiras especializadas e sites da internet. Os brinquedos produzidos lá são considerados os melhores pelos fãs do produto, pois possuem maior qualidade e variedade.
(texto de Daniela Sanches)
SÉRIES KINDER OVO
COLEÇÕES Terminações (atualização)
De 1993/1994 até 2004: K94/K95/K96.......até 2004
De 2005 até 2013: marca ©MPG (Magia Grupo de Produção).
2005: MPG –C
2006: MPG –C+S
2007: MPG –2S
2008: MPG –TT
2009: MPG –NV
2010: MPG –DE
2011: MPG –UN
2012: MPG –DC
2013: MPG –TR
2014: A marca ©MPG (Magia Grupo de Produção) dá lugar à marca ©K (logotipo Kinder) em figurinhas.
2014: FT
2014-2015: FF
2015-2016: FS
2016-2017: SD
2017-2018: SE
2018-2019: EN
2019-2020: DV
2020-2021: VV