segunda-feira, 22 de junho de 2015

O Nascimento da BONECA Barbie e do BONECO Falcon no Brasil pela Estrela

Como é complicado,  passaram se anos e preconceito ainda existe por parte de alguns. 
Tempo atras  um "colecionador" se sentiu ofendido por eu ter escrito BONECO Falcon " dizendo não é boneco e sim Figura de ação (como visto por alguns colecionadores adultos que um dia brincaram com bonecos) Ofendeu-me de tal forma... que resolvi fazer esta publicação deixando claro
que  brinquedos como Playmobil, Falcon e comandos em ação como muitos outros foram lançados como "brinquedos" Bonecos para meninos ou meninas rsrssr 
Para exemplificar o assunto resolvi publicar um texto do livro Vozes da Estrela em que é bem  esclarecedor que o Boneco é Boneco!

(Cito abaixo o texto  de Mario Arthur Adler,  
retirado do original Livro " Vozes da Estrela de 2009" pagina 63) 
O nascimento da Barbie e do Falcon:
"Todo brinquedo tem sua história. A Barbie por exemplo, tem a história dela. A boneca conquistou o mundo, mas poucos sabem como surgiu. Pois bem, trata-se de uma criação muito curiosa de um casal norte-americano, Mr e Mrs Handler, os fundadores da Mattel. Esse casal viajava pela Europa quando viu, numa pequena loja, uma bonequinha de porcelana chamada Lili. Na verdade, nem se tratava de um brinquedo, mas um enfeite.
Mr Handler era um homem extremamente criativo. A esposa dele, uma administradora de excepcionais qualidades comerciais. A partir da Lili, os dois desenvolveram a idéia de criar uma boneca que transmitisse  às meninas  tudo que elas gostariam de ser. Uma boneca já mocinha, com uma vida cor-de-rosa, cheia de alegrias e mil objetos de consumo, que fizesse e fosse tudo ao memso tempo. Fosse médica e secretária, tivesseum hospital só para ela, um escritório, um carro, uma cozinha,, jóias, as roupas mais elegantes, os mais diversos ambientes, namorados, irmã e amigas, tudo enfim. Essa Boneca feliz é a Barbie. E as menina, quando brincar com a Barbie, tem essa felicidade da boneca, acho que esse é o segredo da Barbie.
O mesmo acontece com os meninos quando brincam com o Falcon. De certo modo, o encanto do Falcon  fornece aos meninos o mesmo que encanto da Barbie dá as meninas. Na época, fazer o Falcon foi uma idéia arrojada. Era um BONECO para garotos, uma experiência nova que podia encontrar resistência no machismo cultural brasileiro. Muitos me advertiram. Disseram que não ia dar certo. Acreditei no Falcon.
Aliás , uma das primeiras marcas da Estrela, pioneira em muitos de seus projetos, sempre foi a ousadia. Curioso é que poucos sabem porque o Falcon tem este nome. Certa vez, em casa de amigos, assistia um jogo de futebol. Na ocasião entre os craques, havia um jogador muito destacado que se chamava Falcão. Sim o Falcão. O mesmo que depois se tornou técnico da seleção brasileira. 
Lembrei-me da magia que acompanha, De estalo me veio à cabeça o boneco  já com nome Falcon! Sem dúvida, Falcon era um nome poderoso, que dava a impressão de força e firmeza. Todos aprovaram e batizamos o Falcon. Dificil foi encontrar tonalidade de sua pele e realismo de seus cabelos. Desde então, no Brasil nenhum menino estranhou ou recusou brincar de Boneco. Um boneco que vivia incriveis aventuras, tinha de tudo, todas armas, carros, tanques, aviões, sendo héroi em terra, mar e ar, com seus comandos em ação. Depois do Falcon fizemos He-Man, o Esqueleto e os mais diversos super hérois e supervilões, além dos Caça-Fantasmas.
Um Universo de aventura para o imaginário dos Meninos." (Mario Arthur Adler):
VOU PRECISAR DESENHAR, pois mesmo com a postagem uma pessoa não entendeu ainda o assunto da POSTAGEM

 Barbie foi lançada no Brasil sob Licença da Mattel, na qual a chamamos hoje Barbie Estrela,
 Falcon também chegou ao Brasil com adaptações feita pela Estrela sob Licença Hasbro e texto acima diz o  NASCIMENTO "batizado" do nome Falcon = Falcão,  jogador da seleção Brasileira da época   a qual a Estrela procurou chegar ao maximo na cor do cabelo Ruivo do jogador:

Quebrando preconceitos
a menina Rosana Gambino de Freita  também tinha um Boneco Falcon anos 70:

outros itens de minha 
Coleção Falcon, Action Man e G.I Joe click AQUI 

POSTAGEM EDITADA ABRIL 2019

Como colecionadora e blogueira é muito prazeroso receber e-mail de gentis contribuições para preservação da memória do brincar da criança brasileira!
Exemplo do e-mail recebido abril 2019 por Newton Castellano compartilhando com a gente sua foto de 1977 com boneco Falcon:

"Estou enviando uma foto de 1977 festa julhina no colégio. Eu e minha irmã Adriana e o Falcon combate com toca do mergulhador eu tinha quatro anos, acho que ganhei no meu aniversário em junho do mesmo ano junto com a aventura "caça ao tubarão feroz"
Parabéns! 
a sua coleção de brinquedos e antiguidades é fantástica o seu blog nota 1000!  ( por Newton Castellano)

10 comentários:

Nicholas disse...

Esse B na roupa dela é original?,porque eu nunca tinha visto com o B original.

roberta disse...

Adorei o texto!
A propósito, poderia postar mais historias sobre os demais brinquedos!
Parabéns!

Ana Cristina Caldatto disse...

Nicolas referente sua duvida, o B de metal foi uma adaptação minha, breve teremos postagem da Barbie Jeans de 1982 e farei e mencionarei d eonde consegui a letrinha

Unknown disse...

Quem desenhas ou quem fez as artes das caixas dos bonecos ou figuras de ação como alguns preferem dizer abraço

Unknown disse...

Muito interessante o texto.

De fato, eu nunca soube como fora escolhido o nome do boneco, isso mesmo, boneco e' o que ele e'. Temos que contextualizar, quando menino, ganhei um boneco da Estrela. Hoje, se tenho "Action Figures" em minha coleçao, essas feitas em Hong Kong, elas representam a realidade 2016, nao a decada de 80, onde eu brincava feliz com o meu Falcon da Estrela.
O mais legal, e' que consegui um Falcon Hasbro de 50 anos, e advinha, para mim ,esse tambem e' boneco.

História Política Brasileira disse...

Eu amava o Falcon. Brincava de boneco mesmo. Depois vieram os Comandos em Ação e... brinquei até os 15 anos rsr os Bonecos Playmobil também fizeram parte da minha infância. Comprei os novos Falcon da Estrela. Bonecos lindos. Se um dia eu tirar da caixa rsr é capaz que eu brinque um pouco com eles.

Lidi Oliveira disse...

EU SHIOPPO A BARBIE E O FALCON! #Barbalcon #Falbie

Unknown disse...

Cara a que ponto nós chegamos!
Agora para que alguém com a masculinidade frágil não se sinta numa "mulherzinha" teremos que abolir a palavra boneco e substituir por figura de ação? É bom que esse colecionador saiba que o Falcon surgiu justamente para bater de frente com esse machismo delicado do qual ele se orgulha.

Ândrea Vanin "Sammy" disse...

O Falcon era namorado da Barbie nas minhas brincadeiras. O Ken era muito feminino... Contando isso hoje, para minha de 10 anos que viu o filme Barbie e se saiu com a pérola: nossa mãe, sempre achei que o Ken fosse gay... Aí descubro que meu marido tinha 5 OU 6 BONECOS Falcon. Mais o Condor com robô e o vilão. Ele chama de bonecos. Porque são bonecos. Figuras de ação são bonecos que surgem DEPOIS de quadrinhos ou filmes. Falcon é e sempre foi boneco. Quem te xingou, nem deve ser da geração que teve Falcon.

Ândrea Vanin "Sammy" disse...

Verdadw