quarta-feira, 13 de abril de 2016

Minha Homenagem a Boneca Susi que comemora 50 anos em 2016

 A boneca mais amada do Brasil faz 50 aninhos,
faço aqui minha homenagem a boneca e a toda criança que nestes 50 anos brincou e fez suas próprias roupinhas para cada geração de boneca Susi de 1966 a 2016:
Feliz Aniversário Boneca Susi 50 anos:


 Para comemorar os 50 anos da Boneca Susi de 1966 a 2016 
fiz algumas escolhas particulares para homenageá-la

- Escolhi participar da "brincadiera" entre colecionadores e vesti uma boneca Susi modelo 1971 que marcou minha infância anos 70;
- coroa de flores simbolizando nossa flora e a lembrança dos turbantes glamourosos das Susi Baiana;
- vestido feito a mão "sem costura" por uma criança nos anos 60 (menina Sofia Golfetto) e sua avó;
- preservei detalhes de lantejoula  na roupinha,  para recordar e manter acesa a lembrança de  qual criança ao fazer uma roupinha de boneca não coloca um brilho extra;
- correntes douradas lembrando de todo glamour de uma "boda de ouro" um verdadeiro "casamento" de alegria aos nossos corações por 50 anos com Boneca Susi;
- detalhe pingente de coração e pingente medalhinha símbolo da Estrela que marcou 5 décadas de geração Susi:
boneca Susi com detalhes de flores e frutos:
 Momento da escolha do figurino para participar da brincadeira "CRIE SUA SUSI 50ANOS"
brincadeira promovida pelo grupo de colecionadores de Boneca Susi no Brasil 
brincadeira de criança,   roupinha de boneca Susi  feita a mão fim anos 60
"um verdadeiro Vintage":
 roupinha caseira feita a mão por uma criança, a menina Sofia fez na época de sua infância fim anos 60 para sua boneca Susi e agora depois de 50 anos a mesma roupinha vestindo novamente uma boneca Susi
minha boneca comemorativa dos 50 aninhos de Susi:

leia alguns relatos de pessoas que um dia já brincou na infância de fazer roupinha de bonecas

lembranças de meninas que costuraram as roupinhas de suas bonecas na infância:

Joana Mascarenhas: "sou péssima com costura mas vou participar da brincadeira!!!!! Relembrar meus 6 anos que cortava paninhos com a tesourinha e amarrava nas bonecas!!!!"
Glaucia Evelin: Eu ficava olhando minha mãe tricotar, pegava as agulhas e tricotava tambem. Fazia blusas, vestidos, calças, tudo inventado por mim. Era cada modelo lindo""
Angela Vasconcelos:"Furava uma meia e enfiva na boneca, depois amarrava uma fita na cintura!"
Debora Amaral Zinder: Adorava fazer isso ,a a minha vizinha era costureira eu vivia na casa dela pegando retalhos para fazer roupinha tenho ainda algumas guardadas rsrs!"
Ivana Paiva: "todos os vestidos que eu fazia eram frente - única, pq eu não sabia como fazer a parte de trás. Mas o mais importante e divertido da brincadeira era franzir bastante a saia para ficar bem rodada!!!! A frente-única era amarrada no pescoço e outra faixa de pano na cintura amrrada com um laço para esconder o franzido da saia. Saudades..."
Coraline Rosa: "Eu tinha uma máquina de costura da Susi, minha irmã tinha uma boneca Susi e eu fazia as roupinhas, costuro desde os sete anos, aprendi vendo minha avó costurar, aproveitava os retalhos das costuras dela, minhas amigas faziam fila pra eu costurar,hoje ainda costuro é um amor q não acaba, estou ensinando minha filha."
Eliane Paixão: "Eu amava fazer as roupas da minha, usava ate capa de sombrinha para fazer saia longa."
Loraine Miranda: Eu também fazia maiôs de bexiga... O único problema é que não podia deixar muito tempo nas bonecas, ou as bexigas derretiam e melecavam todo o corpinho delas Emoticon smile
Eu gostava de fazer calças e biquínis (biquínis não precisava costurar, as calças eram muito legais porque eram duas peças que juntava e virava outra coisa
Eu tinha uma maletinha que usava pra carregar todas as coisas de costura. Todo final de semana e férias eu levava pra casa da minha avó pra brincar com minha prima e a gente ficava horas na mesa da cozinha brincando... Minha avó, minha tia e minha mãe costuravam e entao a gente imitava.  Brinquei muito, até os 14 anos... Foi uma delícia!
relato da "menina" adulta que fez e brincou com a roupinha homenageada
Sofia Golfetto Silva Oi, Aninha!!!! que lindo!!!! Quando vi a foto, falei:
 é a roupa que eu "tentei" fazer(rsrs), junto com minha vó!!! Ela sim, fez várias, que estão ai com você, inclusive de crochê, tapetinhos, minha mãe (Deia)  também me ajudou. Saudades dos tempos em que era difícil decicidr se ia brincar na sala, no quarto ou no quintal.... Bjus, obrigada!!!!
detalhe pingente da medalha simbolo da Estrela, 
toda paixão pela Estrelinha que marcou gerações:
2016 comemoração especial de 50 anos de Boneca Susi da Estrela no Brasil:
Feliz Aniversário!   Feliz recordação 

Um comentário:

Unknown disse...

Ai que post mais lindo Ana! Chorei de emoção e de saudades, todas as saudades de todas essas meninas juntas de nossas infâncias tão boas com nossas bonecas! Ana, obrigada por essa emoção tão boa que vc nos prporciona com seus posts!!!! Esse, particularmente sensacional, porque esse tb é o ano dos meus cinquenta anos!!!! Obrigada obrigada obrigada!!!!!