sexta-feira, 16 de julho de 2021

Antiga Cafeteira Italiana Hercules

Antiga e tradicional cafeteira Italiana Moka da marca Hercules:

Texto abaixo retirado do Museu da Casa Brasileira 

☕ Criada em 1933 pelo italiano Alfonso Bialetti, a cafeteira Moka, conhecida no Brasil como cafeteira italiana, é um ícone do design e figura presente nas cozinhas brasileiras e de diversas partes do mundo. Além disso, integra coleções de museus como o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), Museu da Ciência de Londres e o Museu do Café, em Santos, a quem este exemplar pertence:


É feita em alumínio, possui formato octogonal, alça e puxador em nylon e bico lateral. É composta por duas peças maiores, um recipiente inferior e outro superior, além de três peças menores, que se encaixam internamente aos recipientes: um funil com furos em sua parte interna; um disco também com furos, que funciona como filtro, e um anel de vedação para evitar vazamentos (imagem 4).

No reservatório inferior, colocamos a água e depois encaixamos o funil, no qual é depositado o pó de café. O recipiente superior, por sua vez, possui um conduto interno para saída do café pronto e em seu fundo são encaixados o filtro e o anel de vedação. Em seguida, as partes são rosqueadas.

A cafeteira é levada ao fogo e, com o aquecimento, ocorre um aumento da pressão, fazendo a água subir pelo funil, passar pelo pó e pelo filtro, e o café sai então pelo conduto da parte superior. É importante destacar que o reservatório inferior possui uma válvula de segurança, que é também o limite para a quantidade de água inserida.

A Moka se inscreve em uma jornada tecnológica de cafeteiras por pressão cuja primeira patente foi registrada em 1822, na Inglaterra, pelo francês Louis Bernard Rabaut. Seu sucesso é tamanho que, desde a criação, é reproduzida pela Bialetti e outras empresas quase sem alterações no design.

Tenho uma cafeteira italiana antiga da marca Hércules e ganhei uma caixa cafeteira BonCafe Bender anos 50:









 

Nenhum comentário: