Há anos eu busquei por informações sobre essa medalha que minha tataravó Tereza Giroto Durante trouxe da Itália meados de 1890 / minha mãe relata que sua avó Tereza católica cristã carregou ao corpo pela vida toda.
Recebi uma grande sugestão de @rodrigojatavares dos detalhes cravado no antigo medalhão
…personagem se trata de um homem, trajando o uniforme do exército romano,
na mão esquerda porta uma palma, quer dizer que é mártir, e apoia no mesmo braço, uma lança.
…por essas características posso deduzir que se trate de São Longino
O soldado que lanceou o coração de Jesus, na cruz, jorrando sangue e água. Nesta ocasião o soldado teve o rosto respingado e ficou curado de um problema de vista, além de se converter
consegui identificar na segunda sequência de letras da frente da medalha, as seguintes letras : S. L. M.
Sanctus Longinus Martyr
Em português: São Longino mártir
Ele foi um dos primeiros a reconhecer Nosso Senhor Jesus Cristo como Deus e Homem verdadeiro. A frase "Meu Senhor e meu Deus" é atribuída ao São Longino:
Agora o motivo dele segurar uma custódia com o santo Sacramento é porque ele era natural da cidade de Lanciano, onde aconteceu o célebre milagre eucarístico de Lanciano, quando a hóstia se transformou num pedaço de músculo cardíaco e o vinho se tornou sangue coagulado. Inclusive estão atualmente lá em frascos, há mais de 1000 anos.
Quem esculpiu a sua medalha juntou as duas devoções:
Material parece ser tipo estanhoMedalhão está em minhas mãos há uns 25 anos, que antes estava sob cuidados de minha mãe Iraci Artuzzi Caldatto que antes estava sob a guarda de sua mãe Josephina Durante Artuzzi ( minha avó )
Abaixo minha tataravó Tereza Giroto Durante e família
Nenhum comentário:
Postar um comentário